A monitoria é um instrumento para a melhoria do ensino de graduação que se dá pela realização de novas práticas e experiências pedagógicas que possam fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos. Ademais, tem a finalidade de promover a cooperação mútua entre estudantes e docentes e a vivência com o professor e com suas atividades técnico-didáticas. Prevista na Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão nº 008/1990, pode ser realizada nas modalidades remunerada e voluntária.

A inscrição para a monitoria de graduação na Faculdade de Direito é oferecida a cada semestre e em datas determinadas pelo calendário por atividades da UnB

As inscrições são feitas exclusivamente via internet, em formulário eletrônico próprio, disponível antes do início de cada semestre. 

Só é permitida a inscrição em uma única disciplina ofertada por semestre.

Os critérios da seleção dos monitores são de inteira responsabilidade do professor da disciplina, porém a aceitação do candidato pelo professor não garante a homologação da matrícula, considerando que isto só ocorre se o candidato não tiver nenhum impedimento no sistema SIGRA (ex: excesso de créditos).

Para efeito de classificação dos candidatos à monitoria remunerada é utilizado o IRA (Índice de Rendimento Acadêmico). A classificação é realizada em ordem decrescente até atingir o número de bolsas disponíveis.

Monitorias informais (combinadas entre estudante e docente, sem a formalização junto à secretaria da Faculdade de Direito) não dão direito à implantação no Sistema Oficial de Graduação da Universidade e nem à concessão de créditos no histórico escolar, mesmo que o professor forneça algum tipo de declaração ou certificado de monitoria.

Os resultados da monitoria são divulgados nos murais da Secretaria de Graduação da Faculdade e também neste endereço eletrônico.

Mais informações sobre monitoria podem ser obtidas no site: http://www.deg.unb.br/monitoria


MONITORIA DE GRADUAÇÃO 2020/1 (PROCESSO EM ANDAMENTO)

Caros alunos, 

Em vista da Resolução CEPE n. 59/2020, que prevê a retomada do primeiro semestre letivo de 2020 da Universidade de Brasília, o Decanato de Ensino de Graduação e sua Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica definiram que as atividades de monitoria para o semestre 1/2020 serão retomadas de modo remoto em conjunto com as atividades acadêmicas. As etapas estão descritas no Calendário Acadêmico publicado no site da SAA:

(http://saa.unb.br/images/stories/documentos/calendarios/graduacao/cal_atividades/cal_2020_ativ.pdf)

O DEG/DAIA enviou a Circular nr. 26/2020 (SEI 23106.058997/2020-66) que dispõe sobre as novas instruções de como se realizará a monitoria para este semestre, em caráter excepcional.

Por isso a forma de implantação se desenvolverá de forma diferenciada, pois o antigo SIGRA não será mais utilizado e as matrículas serão feitas pelo próprio DAIA, quando enviarmos uma nova lista dos alunos selecionados. Por esse motivo, não teremos como fazer uma divulgação pública do resultado final, como é de costume.

Para garantir o direito aos alunos que tiveram suas candidaturas deferidas antes da paralisação, a Coordenação de Graduação da FD da antiga gestão resolveu manter os resultados enviados no processo anterior, que foi cancelado, e abriu novas inscrições no período de 14/08/2020 a 28/08/2020

No momento, estamos aguardando respostas aos emails enviados aos docentes para que acusem o deferimento ou indeferimento dos candidatos inscritos para a monitoria 1/2020.

Caso algum aluno não conste nas listas anexas a estes emails e esteja cumprindo sua monitoria normalmente, provavelmente não se inscreveu pelo formulário eletrônico. Neste caso é necessário que o docente responsável pela disciplina nos envie email com os dados do aluno constando nome, matrícula e e-mail para enviarmos um link para a inscrição online.


RESOLUÇÕES:

  

RESOLUÇÃO CEPE Nº 008/1990