A monitoria é um instrumento para a melhoria do ensino de graduação que se dá pela realização de novas práticas e experiências pedagógicas que possam fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos. Ademais, tem a finalidade de promover a cooperação mútua entre estudantes e docentes e a vivência com o professor e com suas atividades técnico-didáticas. Prevista na Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão nº 008/1990, pode ser realizada nas modalidades remunerada e voluntária.

 

A inscrição para a monitoria de graduação na Faculdade de Direito é oferecida a cada semestre e em datas determinadas pelo calendário por atividades da UnB

 

As inscrições são feitas exclusivamente via internet, em formulário eletrônico próprio, disponível antes do início de cada semestre. 

 

Só é permitida a inscrição em uma única disciplina ofertada por semestre.

 

Os critérios da seleção dos monitores são de inteira responsabilidade do professor da disciplina, porém a aceitação do candidato pelo professor não garante a homologação da matrícula, considerando que isto só ocorre se o candidato não tiver nenhum impedimento no sistema SIGRA (ex: excesso de créditos).

 

Para efeito de classificação dos candidatos à monitoria remunerada é utilizado o IRA (Índice de Rendimento Acadêmico). A classificação é realizada em ordem decrescente até atingir o número de bolsas disponíveis.

 

Monitorias informais (combinadas entre estudante e docente, sem a formalização junto à secretaria da Faculdade de Direito) não dão direito à implantação no Sistema Oficial de Graduação da Universidade e nem à concessão de créditos no histórico escolar, mesmo que o professor forneça algum tipo de declaração ou certificado de monitoria.

 

Os resultados da monitoria são divulgados nos murais da Secretaria de Graduação da Faculdade e também neste endereço eletrônico.

 

Mais informações sobre monitoria podem ser obtidas no site: http://www.deg.unb.br/monitoria


MONITORIAS 2020/1

 

As inscrições para a monitoria 2020/1 serão realizadas exclusivamente neste site através do preenchimento de formulário eletrônico. 

 

COMUNICADO IMPORTANTE:

De acordo com a RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Nº 0015/2020, que determinou a suspensão do calendário acadêmico do 2º Semestre de 2020 devido à pandemia da COVID19, todas as datas dos procedimentos da Monitoria 2020/1 foram suspensas. 
Agradecemos a compreensão.


RESOLUÇÕES:

 

RESOLUÇÃO CEPE Nº 008/1990