Antes de mais nada, leia com cuidado as informações abaixo de cada comando. Lá estão indicados os principais aspectos para o preenchimento e busque nesta página uma resposta para a sua questão. Se não encontrar orientação adequada, entre em contato com a Secretaria do Programa pelo telefone 61-3107-0713 ou 3107-0774 ou pelo email: processoseletivo2017@gmail.com

A única forma de se inscrever é pelo formulário eletrônico. Você deve estar familiarizado com esse tipo de procedimento, porque ele é semelhante ao utilizado pelas empresas no atendimento a seus clientes. Uma vez postado com sucesso, a tela exibe uma mensagem de êxito no envio. Simultaneamente, o sistema remete um e-mail para o endereço declarado pelo candidato, confirmando sua inscrição. Guarde o e-mail de confirmação, pois ele deverá ser usado para todas as comunicações com a equipe do processo seletivo. Caso você deseje encaminhar um e-mail para análise da equipe, sempre o faça respondendo ao email de inscrição, sem alterar o campo "assunto".

O número de inscrição para acompanhamento do processo seletivo será sempre seu número de CPF.

O Ensaio é uma inovação do Processo Seletivo 2017 e tem o propósito de examinar a capacidade do(a) candidato(a) de escrever um texto contínuo dissertativo, expliicitando, conforme indicado no item 7.2 do Edital, pertinência temática, atualidade, relevância e domínio da bibliografia nacional e estrangeira da linha de pesquisa, capacidade de compreensão dos conceitos utilizados, capacidade de exposição coerente e crítica dos argumentos e adequado uso da língua portuguesa. 

O Ensaio não apresenta a mesma formalidade de um artigo acadêmico, por ser mais curto e objetivo. Ao mesmo tempo, deve explicitar a capacidade autoral do(a) candidato(a) ao enfrentar o tema indicado. 

Em caso de citação de fonte bibliográfia, sugere-se a adoção das regras da ABNT, podendo usar tanto autor-data no corpo do texto ou rodapé. Ressalte-se, de qualquer modo, que a comissão examinadora privilegiará o mérito e o conteúdo do ensaio. 

É importante, ao final do Ensaio, indicar a referênica bibliográfia usada. Esta indicação não conta para fins de número mínimo e máximo de páginas do Ensaio, conforme item 6.2.1.1 do Edital.

O(A) candidato(a) terá o prazo de 24 horas para enviar o ensaio, via formulário eletrônico disponibilizado na Página do Processo Seletivo, após a publicação do tema.

 

Áreas afins, para fins do processo seletivo, são todas aquelas que tenham pertinência com o projeto de dissertação ou de tese e que apresentem alguma correspondência com a linha de pesquisa. A comissão tem uma interpretação abrangente sobre esse conceito.  Por exemplo, se o projeto for relacionado à matéria regulatória, claramente é possível termos um engenheiro concorrendo na seleção. Se for relacionado a uma pesquisa que envolva análise estatística, a formação de estatístico ou matemático enquadra-se na definição. 

Deve-se enviar um arquivo para cada um dos documentos previstos no item 5 do edital. Caso haja mais de um documento apresentado em cada item, eles podem ser facilmente fundidos em um documento único por meio de programas gratuitos disponíveis na rede, como o JuntarPDF. O nome do arquivo deve indicar o subitem do item 5.4 edital a que o arquivo se relaciona (itens 1 a 9), uma breve descrição do conteúdo. Tome o cuidado de não identificar o plano/projeto, pois não deve haver indicação de autoria sequer no nome do arquivo. Exemplos: 

Item 1. Autodeclaração 

Item 2. Termo de compromisso

Item 3. Currículo

Item 4. Projeto de tese 

Item 5. Trabalhos publicados

Item 6. Diploma de Mestrado 

Item 7. Histórico 

Item 8. Carteira de Identidade

Item 9. Pedido de isenção e documentos comprobatórios

Os bons editores de pdf são produtos muito sofisticados e caros, mas há soluções gratuitas e simples disponíveis na internet. Alguns usuários tiveram suas necessidades atendidas pela versão de avaliação de produtos comerciais, por exemplo, o Adobe (http://adobe.ly/1fLYVs7) e o Foxit (http://bit.ly/1Sppsr9). Aquivos podem ser impressos em formato PDF pelos editores de texto mais modernos, ou pode-se utilizar impressoras PDF virtuais gratuitas, como o PrimoPDF (http://www.primopdf.com/).

Nosso sistema suporta anexos com até 100 MB cada, com o teto de até 1 GB por inscrição, e são admitidos até 10 anexos.

Embora o sistema aceite arquivos de até 100mb, recomenda-se que cada anexo não ultrapasse 5mb, pois, além de tornar lento o envio, não será possível retornar anexos em emails de confirmação, como ocorre no Ensaio. 

Arquivos escaneados ou fotos, dependendo da resolução, tendem a ser excessivamente grandes. Especialmente, evite enviar fotos, pois hoje os celulares têm altíssima resolução originalmente configurada e isso gerará necessariamente arquivos grandes. Além do mais, a foto não estará no formato .pdf, como exigido no Edital.

Há diferentes estratégias para redução do tamanho: 

1) Envio do arquivo .pdf para um dos seguintes sites gratuitos que fazem a redução:

a) Smallpdf:  https://smallpdf.com/pt/compressor-de-pdf

b) ILovePDF: http://www.ilovepdf.com/pt/comprimir_pdf

c) PDFCompressor: http://pdfcompressor.com/pt/

d) Convertio: https://convertio.co/pt/compressor-pdf/

2) Outra estratégia é imprimir o documento, assiná-lo (quando for o caso), e utlizar no celular aplicativos próprios de scanner, como iScanner, Tiny Scanner, Office Lens, Scannable, etc. Há vários aplicativos tanto na App Store como Google Play com essa finalidade. Os arquivos escaneados com esses aplicativos tendem a ser menores, bastando enviar o arquivo, após o escaneamento, a seu email. E, de lá, anexá-lo ao Formulário. 

Dependendo da configuração de línguas do seu navegador, a parte de anexos do formulário poderá aparecer em inglês. Se você escolher o "português" como idioma padrão, em vez de aparecer "Chose File/no file chosen", aparecerá "Escolher arquivo/nenhum arquivo selecionado", nos espaços reservados para anexar os arquivos.

Não. Não receberemos complementação de documentos faltantes após o encerramento das inscrições e não receberemos documentos por email. Você tem até o final do período de inscrição para organizar todos os documentos e enviá-los como anexos ao formulário. Assim, se você enviou uma inscrição incompleta e deseja complementá-la, você deve responder ao email de confirmação da inscrição original solicitando o seu cancelamento e preencher tempestivamente um novo formulário de inscrição.

Sim. A conclusão dos cursos de graduação ou pós-graduação pode ser comprovada tanto pelo diploma quanto por declarações ou certidões que atestem a conclusão do curso.

Dependendo do tamanho dos anexos e da velocidade de conexão o envio poderá durar vários minutos. Se houver insucesso no envio após longa demora, recomendamos tentar de outro computador com melhor conexão à internet, pois esse geralmente é o gargalo da rotina. Não recebemos documentos por e-mail em nenhuma hipótese.

Não se admite a complementação de documentos nem a mudança de nomes dos arquivos em anexo, mas erros materiais podem ser corrigidos ao longo do processo seletivo, desde que a solicitação seja feita mediante resposta ao email de confirmação. Findo prazo de inscrição, somente serão admissíveis correções de erros que não interfiram na avaliação dos candidatos ou na homologação das inscrições. Caso não se trate de erro pontual, indica-se que o candidato responda ao email de confirmação solicitando o cancelamento do primeiro pedido e preencha novamente o formulário.

Ao final do formulário existe um campo para anexar documentos. Basta clicar sobre "Escolher arquivo" e, na janela que se abre, selecionar o arquivo que você pretende anexar, já com o nome corretamente atribuído (indicamos que, primeiramente, você organize todos os documentos e somente depois comece a preencher o formulário). Como são vários documentos, você precisará clicar também sobre o item "Adicionar outro arquivo", que adicionará mais um campo de "Escolher arquivo", permitindo que vários documentos sejam escolhidos e enviados simultaneamente como anexos ao formulário.

Não. A comprovação restringe-se apenas ao que está especificado como documentos para inscrição no edital do processo seletivo. 

Solicitamos que, nesse caso, você não envie o formulário, pois inscrições sem a devida documentação não podem ser homologadas. Cada vez que você envia um formulário, é necessário que a Secretaria o avalie e que seja necessária uma decisão de não-homologação e, assim, o envio de formulários incompletos gera um trabalho administrativo dispensável.

Solicitamos que ninguém envie um segundo formulário sem responder ao email de confirmação do primeiro, solicitando o cancelamento da primeira inscrição. De toda forma, o envio em duplicidade será entendido como uma substituição do primeiro formulário e somente o segundo será apreciado, mesmo que ele contenha informações incompletas. Não se admite complementação documental em formulários enviados e, assim, o segundo formulário deverá ser completo.

O mais provável é que você não precise entrar em contato, pois todas as publicações acontecem por meio do site. E é sua responsabilidade acompanhar as convocações, nos termos do edital. No entanto, caso seja indispensável o contato, basta responder ao e-mail de confirmação, sem alterar o campo "assunto". Ao fazer isso, nosso sistema identifica automaticamente sua inscrição e a conversa por e-mail se desenvolve em um ambiente controlado, com o aquivamento adequado das mensagens trocadas. Para sua segurança, todas as mensagens de e-mail são gravadas junto à sua inscrição. Caso seu contato não seja feito pela forma indicada (resposta ao e-mail de confirmação), a solução do seu caso será possivelmente mais lenta.

Antes de tudo, você deve verificar seu lixo eletrônico para saber o que de fato aconteceu e se certificar que a mensagem enviada não foi processada como spam. Se você não encontrar o e-mail de confirmação, por favor, escreva para processoseletivo2017@gmail.com e aguarde mais instruções. Nós teremos condições de confirmar se seu cadastro foi feito e informaremos a você o identificador da inscrição para futura referência.

Se sua dúvida for simples, você pode procurar a Secretaria. Se sua dúvida não for simples, o mais provável é que a Secretaria faça contato com a Comissão de Seleção para confirmar qual o encaminhamento correto para o seu caso. Por isso recomendamos que o contato seja feito diretamente por e-mail. Sua resposta será mais rápida.

Se você acha que a resposta à sua dúvida é de interesse geral, por favor, envie uma mensagem para processoseletivo2016@gmail.com. Sua resposta será publicada aqui, de tal modo que todos possam se orientar impessoalmente. Se sua dúvida é específica somente para o seu caso, responda ao e-mail de confirmação e aguarde instruções, conforme anteriormente descrito.