Como Publicar Artigos Científicos

Ferramentas
Tipografia

A publicação de artigos científicos é, sem dúvida, um dos elementos mais relevantes da atividade acadêmica. Por meio das publicações, a comunicade acadêmica passa a conhecer diferentes temas e, em especial, adquire contato com determinado autor e instituição de pesquisa. Uma instituição de ensino de qualidade deve, por isso, primar pela contínua publicação de trabalhos acadêmicos produzidos por seus professores e estudantes, no intuito de aprimorar o diálogo entre os interessados e expor à comunidade acadêmica os resultados de suas pesquisas em seus diferentes programas (graduação, mestrado, doutorado) e grupos de pesquisa.

A Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, com foco na expansão contínua da qualidade de suas pesquisas e a consequente publicação de seus produtos (artigos, livros, etc), deseja promover a indicação das revistas hoje publicadas em direito conforme a classificação efetuada pelo sistemaQualis Periódicos1 da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Este sistema confere uma classificação qualitativa a cada um dos periódicos. Quanto mais bem avaliado um determinado periódico, o artigo nele publicado tende a ser mais bem recepcionado pela comunidade acadêmica. Outra grande vantagem é que a instituição de pesquisa de onde surgiu o artigo receberá mais pontos, consoante a classificação pelo sistemaQualis Periódicos,no total de publicações apresentadas para aAvaliação Trienalrealizada pela CAPES no Programa de Pós-Graduação. Assim, por exemplo, um artigo publicado em periódico classificado como A1 pontuará 100 pontos para o Programa; já um artigo publicado em periódico classificado como B5 pontuará 10 pontos.

Espera-se que estudantes, desde a graduação, já comecem a desenvolver suas pesquisas e a produzir artigos para serem enviados a diferentes revistas. Para os alunos da pós-graduação, a produção e a publicação de artigos durante a realização do mestrado ou doutorado é uma condição para a obtenção do grau desejado. Por sua vez, professores devem estar continuamente publicando, trazendo, assim, ao público o resultado de suas pesquisas e expondo, como representantes da instituição de ensino a que pertencem, a qualidade das investigações nela realizadas.

Para visualizar a classificação dos periódicos em todas as áreas conforme sua classificação peloQualis Periódicos,acesse o sistema WebQualis da CAPES.

Obs:O Sistema WebQualis teve seu funcionamento avaliado exclusivamente no Mozilla Firefox 5.0 e Internet Explorer 8.0. 


 

1) Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Tal processo foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.

 
A estratificação da qualidade dessa produção é realizada de forma indireta. Dessa forma, o Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos.
 
A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade - A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C - com peso zero.
 
Note-se que o mesmo periódico, ao ser classificado em duas ou mais áreas distintas, pode receber diferentes avaliações. Isto não constitui inconsistência, mas expressa o valor atribuído, em cada área, à pertinência do conteúdo veiculado. Por isso, não se pretende com esta classificação que é específica para o processo de avaliação de cada área, definir qualidade de periódicos de forma absoluta.
 
O aplicativo que permite a classificação e consulta ao Qualis das áreas, bem como a divulgação dos critérios utilizados para a classificação de periódicos é o WebQualis (Fonte:CAPES)