Os laboratórios do Departamento de Design atendem o ensino e a pesquisa vinculadas à graduação e à pós-graduação.

  1. Laboratório de Design de Interface. Neste laboratório são desenvolvidas as pesquisas relacionadas ao design de interface, design de interação, usabilidade, comunicação visual e tipografia. O laboratório opera em uma sala de 30m², com 6 computadores desktop e uma impressora multiuso e acervo bibliográfico na área de pesquisa. O laboratório comporta o uso simultâneo de 10 pessoas
  1. Laboratório de Design - LADES / Protip (Prototipagem). Neste laboratório são desenvolvidas as pesquisas relacionadas ao Design de serviços, Estética, Design experiencial, Gestão do design e Prototipagem O laboratório opera em uma sala de 30m² com 10 computadores desktop, uma máquina de prototipagem, biblioteca de materiais sustentáveis, mesa de reunião, 3 estações de trabalho e acervo bibliográfico na área de pesquisa.
  1. Núcleo de Desenvolvimento de Design. Este laboratório é utilizado para pesquisas em desenvolvimento de produtos com foco em materiais provenientes do cerrado e da Amazônia. Opera em uma sala de 40m² contendo 4 estações de trabalho, um projetor multimídia, 4 microcomputadores, uma impressora jato de tinta A3, uma impressora laser colorida, uma impressora laser PB multifuncional, uma furadeira de impacto, uma lixadeira elétrica, uma serra tico-tico, e acervo bibliográfico na sua área de pesquisa.
  1. Núcleo de Multimídia e Internet (NMI). O NMI é um laboratório vinculado ao Departamento de Engenharia Elétrica e compartilhado pelo Departamento de Design em pesquisas sobre educação e tecnologia, desenvolvimento e gestão de projetos tecnológicos e pesquisas conjuntas entre o Instituto de Artes e a Faculdade de Tecnologia, coordenado pela Professora Daniela F. Garrossini. Possui um espaço de 300m², dividido em uma sala de aula, um auditório com 35 lugares, uma secretaria, 4 salas de pesquisa, uma sala de reunião, 2 estúdios de videoconferência e gravação em vídeo com equipamentos compatíveis, além de computadores desktop, scanners, mesas digitalizadoras e impressoras. Todas as salas de aula e auditório possuem projetores multimídia.
  1. Laboratório de Informática - Dinfo – O Dinfo conta com 20 Computadores Desktop, um Projetor, uma Caixa de Som, 2 filmadoras e 2 câmeras fotográficas.
  1. Laboratório "MAPA: materialidades da palavra": O Laboratório "MAPA: materialidades da palavra" se destina a estabelecer um espaço de pesquisa, produção e desenvolvimento de projetos nas áreas de design editorial e gráfico de caráter experimental e profissional. Visa favorecer o desenvolvimento de pesquisas e extensão realizadas em âmbito acadêmico, servindo de apoio às disciplinas de graduação e pós-graduação, assim como se estabelecer como um espaço de experimentação livre, atendendo às comunidades atuantes na área. Por meio de estratégias contemporâneas em ensino, pesquisa e extensão, o Laboratório propõe: o desenvolvimento de projetos inovadores e a identificação de novas oportunidades baseadas no mercado local;
  1. Laboratório "Jogos, Narrativas e Linguagens". O Laboratório "Jogos, Narrativas e Linguagens" abriga projetos de pesquisas e produções voltadas às relações entre sistema complexos e narrativas urbanas. Nele se desenvolve experimentações práticas e se discute questões relativas às noções de espacialidade, ubiquidade, escritura, jogo e interação social. Em abordagem teórico-prático procura mesclar ações propositivas, com a realização de projetos e poéticas, com a produção de conhecimento.
  1. Laboratório URBE Design - Laboratório de Design, Cidades e Ecologias Urbanas. Investigação em Design, Semióticas e Politicas da Cidade linguagens e processos de mediação propiciados pela necessidade de reposicionamento e transformação das cidades a partir de saberes pluridisciplinares vinculados às novas formas de vida e representação das populações no espaço urbano. Eixos de investigação: Analisar de forma crítica o papel do design na sociedade, no contexto dos problemas urbanos. Analisar de forma crítica a relação entre design, cidade, economia, comunicação, arte, urbanismo entre outros. Contextualizar as situações tratadas pelo design, com vistas a atender aos processos e problemas encontrados no contexto urbanos, estabelecendo relações entre produção, consumo, distribuição de bens em territórios e espaços.