Considerando a publicidade e a transparência do novo sistema de prioridades para matrícula em disciplinas, as possibilidades múltiplas de inclusão e retirada de disciplinas (matrícula, rematrícula e matrícula extraordinária) e a ampliação do número de vagas em cada etapa pela própria Coordenação diretamente no SIGAA, deixa de existir o AJUSTE para ATENDIMENTO GERAL de estudantes.

 

Com isso, a Coordenação passa a acompanhar o ajuste de estudantes de DIREITO apenas em 4 situações, DESDE QUE NÃO TENHA SIDO POSSÍVEL A MATRÍCULA VIA SIGAA (Portal do Discente):

  1. Provável formando/a: aquele/a que pode concluir o curso em 2022/1. O atendimento restringe-se à solução de problemas que envolvam choque de disciplinas obrigatórias, desde que não haja vaga em outra turma disponível. Choque de disciplina obrigatória com PAD (Atualização e Prática em Direito) não gera atendimento, já que existem outras disciplinas optativas que podem ser escolhidas para acomodar a grade curricular semestral.
  1. Ingressante (calouro/a): aquele/a que ingressa no curso em 2022/1, mesmo que seja por transferência interna. Resolve-se, especialmente, a impossibilidade de matrícula em disciplina que exija prerrequisito já cumprido em outra instituição de ensino e ainda não deferido em processo válido de aproveitamento de estudos. Nesse caso, o/a estudante deve protocolar o pedido de aproveitamento de estudos junto à SAA antes da solicitação de ajuste de matrícula junto à Coordenação.
  1. Ingressante por transferência obrigatória: aquele/a cujo primeiro semestre na FD/UnB será o de 2022/1. Resolve-se, especialmente, a impossibilidade de matrícula em disciplina que exija prerrequisito já cumprido em outra instituição de ensino e ainda não deferido em processo válido de aproveitamento de estudos. Também nesse caso, o/a estudante deve protocolar o pedido de aproveitamento de estudos junto à SAA antes da solicitação de ajuste de matrícula junto à Coordenação.
  1. 4. Estudantes em mobilidade acadêmica: aquele/a que, em 2022/1, estará cumprindo semestre acadêmico na FD/UnB por mobilidade acadêmica. Resolve-se, especialmente, a impossibilidade de matrícula em disciplina que exija prerrequisito já cumprido na instituição de ensino de origem e não apropriado pelo SIGAA por constar no processo próprio de mobilidade.

 

IMPORTANTE: Estudantes de outros cursos da Universidade de Brasília não são atendidos pelo Ajuste, devendo procurar a Coordenação do curso respectivo.

 

Os formulários para os casos acima citados estarão disponíveis a partir do dia 25 de maio de 2022, sem qualquer alteração do Calendário de Matrícula geral da Universidade de Brasília.

 

 

CALENDÁRIO DE MATRÍCULA